VERMELHO DE BOLINHAS aborda aspectos de complexidade em torno da construção da imagem de Benigna Cardoso, jovem sertaneja que, aos 13 anos, foi vítima de feminicídio no interior do Ceará em 1941. Diante da falta de quaisquer registro fotográfico original da menina, o filme propõe atravessamentos nas fronteiras entre o visível e o imaginado, entre o real e o especulado, numa jornada de reconstrução através de relatos orais e documentos históricos. Essa busca concebe e disputa a representação imagética da “Heroína da Castidade”.
Joedson Kelvin e Renata Fortes
Renata Fortes
Lucas Santos, Joedson Kelvin e Renata Fortes.
Joedson Kelvin
Evânio Soares
Mike Dutra
Maria Cledeiza Felix, Penha Eliodório, Cicera da Silva, Maria Ducarmo Francisco de Sousa, Ana Bárbara de Sousa, Francisca Francilene Barbosa da Silva, Maria de Lourdes da Silva, Maria do Socorro da Silva, Maria Doralice, Ana Bernardo da Silva, Antonia Paz dos Santos, Maria Duarte de Sousa, Mayza Júllia Felix de Oliveira, Geovanna Felix de Oliveira, Benigna Ravina Macário de Oliveira, Maria Vitória de Souza Bento, Heloísa Vitória Gomes Felix, Júlia Laís Queiroz Alves, Maria Aparecida da Silva Correia, Monique Elen Gomes da Silva, Ludmila Evelyn Gomes da Silva, Bárbara Maria da Silva Rodrigues, Sthefany Cristine Cabral Vieira, Sthefany Cristine Cabral Vieira, Sandro Cidrão.
Joedson Kelvin
Joedson Kelvin e Renata Fortes
Joedson Kelvin - Cearense de Santana do Cariri. Artista, pesquisador e comunicador social. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa sobre a imagem de Benigna Cardoso da Silva. Entusiasta criativo das imagens, movido pelo desejo de narrar seu território e sua existência por meio de experiências que envolvem a imaginação e a escrita de novos mundos possíveis.
Renata Fortes - Renata Fortes é realizadora audiovisual nordestina com formações pela Escola Pública da Vila das Artes (CE) e EICTV (Cuba). No Cinema, transita entre palavras e imagens, atuando principalmente como Roteirista e Diretora de Fotografia. Curadora independente com curadorias realizadas para Mostras e Festivais de Cinema. Possui ainda experiência com formação em Cinema/Fotografia e orientação/seleção de projetos/roteiros. Membra APAN e DAFB. Prêmio Cardume Cabíria 2024. Co-idealizadora da Mostra Piranhão de Cinema.