Competitiva MA – Curtas
Terecô: a força que vem da raiz (MA)
Documentário
 | 
2024
 | 
26min
 | 
AL

Este documentário é sobre as práticas religiosas do Terecô em Caxias. As cenas expressam saberes e fazeres da cultura religiosa local. Neste sentido, o documentário produz uma narrativa histórica por meio da linguagem audiovisual das práticas religiosas de matrizes africanas e indígenas da região.
Eloy Abreu, Reinilda Oliveira e Kadson Andrade
Reinilda Oliveira
Reinilda Oliveira e Kadson Andrade
Eloy Abreu
Eloy Abreu
Kadson Andrade
Mayra Silva Geyciele Quézia Silva Dourado, Fernando Salazar dos Santos, Eugênio Gabriel Rocha Carvalho, Mãe Lídi Alves da Silva, Quézia Dourado - Diretora Social da Tenda Nossa Senhora da Conceição, Arnaldo Batista - Pai de Santo Da Tenda espírita São Jerônimo, Indira Trindade - Mãe de Santo do Templo Espírita Pai Xangô
Grupo de Pesquisa e Documentação em História Social e Política do Maranhão
Atriz: Mayra Silva


Eloy Abreu e Reinilda Oliveira

Eloy Abreu: Doutor em História (PPGH-UFPE), Mestre em História (PPGH-UFPB), Graduado em História (UEMA), Professor Adjunto III (UEMA-Caxias), Professor Permanente do PPGHist-UEMA, Líder do Grupo de Pesquisa e Documentação em História Social e Política do Maranhão, Membro da Comissão Maranhense de Folclore, Contemplado com o Prêmio Fapema 2022 (Categoria Jovem Cientista-Orientador), e o Prêmio Fapema 2023 (Categoria Popvideo, 2º lugar- Orientador). Reinida Oliveira: É analista pedagógica da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutora em História (PPGHist- UEMA). Mestre em Ensino de História e licenciada em História (UEMA). Especialista em Gestão Escolar (FAEL), em Educação Inclusiva e em Docência e Gestão na Educação à Distância, ambas pela Faculdade Focus. Graduada em Pedagogia e especialista em Alfabetização e Letramento, ambos pela UniBF. Pós- graduanda em Educação Patrimonial: escolas, museus e comunidades pela Universidade Federal de Goiás. Atua como pesquisadora, professora e fotógrafa. É membro da Comissão Maranhense de Folclore (CMF), do Museu Afrodigital do Maranhão (MAD/MA), do Núcleo de Estudos e Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEÁFRICA), do Grupo de pesquisa Religião e Cultura popular (GPMINA) e do Grupo de Pesquisa e Documentação em História Social e política do Maranhão (GPDHSPM).
Rolar para cima