Separadas por um século, duas mulheres negras se encontram neste road movie pelas estradas da Bahia. Oriunda da periferia de Salvador, Mayara rememora os caminhos, surpreendentes a cada nova descoberta, que a levaram a desvendar Maria Odília Teixeira, neta de uma ex-escravizada que se tornou a primeira médica negra do Brasil.
Mariana Jaspe, Muriel Alves com a colaboração de Ricardo Gomes e Flávia Vieira
Fernando Marron
Ricardo Gomes
N/A
Fábio Stamato
Napoleão Cunha
Depoimentos: Mayara Priscilla de Jesus dos Santos, Marlene Santos, Iacy Maia, José Léo Lavigne, Karine Damasceno, Maria Lopes, Luan Alves, Eliana Pereira de Jesus, Maria Pereira de Jesus, Francisca de Araújo, Raimunda Pereira dos Santos
Maré Produções Culturais / Coprodução: Carne Filme / Distribuição: Corpo Fechado
Produção Executiva: Fernanda Bezerra e Mariana Jaspe
Mariana Jaspe
Soteropolitana, diretora e roteirista. Fez sua estreia no cinema com o curta-metragem "CARNE", lançado em 2018, selecionado para mais de 30 festivais ao redor do mundo. Em 2023, lançou "DEIXA", protagonizado por Zezé Motta, pelo qual venceu o Kikito de Melhor Direção no Festival de Gramado e os Prêmio Especial do Júri no Festival de Vitória, no Panorama de Cinema e no Festival de Havana. É diretora do documentário "Quem é essa mulher", sobre a primeira médica negra do Brasil. Colaborou com Anna Muylaert no roteiro do filme “A Melhor Mãe do Mundo”, ainda inédito. É roteirista e diretora da série documental “Flordelis: Questiona ou Adora” e roteirista da série “Resistência Negra”, ambas do Globoplay. Especialista em Cinema, Televisão e Mídias Interativas pela Universidade Rey Juan Carlos, de Madrid, e Direção Cinematográfica pela Escola Darcy Ribeiro.