Autoproclamado o primeiro comunista macumbeiro do Brasil, o cineasta cearense Eusélio oliveira se consolidou como personagem controverso e imponente na memória coletiva da cidade de fortaleza. De personalidade e opiniões fortes, teve um importante papel no desenvolvimento do cinema cearense – seja para formação, produção ou difusão audiovisual. Eusélio deixa um legado que ainda hoje traz novos frutos ao cinema cearense por meio de uma geração de ex-alunos. O temperamento explosivo do cineasta culminou em um destino trágico: Eusélio foi assassinado durante uma discussão na rua. O autor do crime permaneceu solto 25 anos depois da morte do professor, o processo mais antigo da justiça brasileira. O caso foi tratado em uma longa reportagem da revista época e serve como pano de fundo para refletir sobre o código penal e a justiça brasileira.
Jose Wilson da Silva Freires, Thiago Souza de Oliveira, Ernesto Luis Granado Rigueiro, Gabriela Alencar Oliveira
Rui Ferreira, Alexandre Ribeiro, Paulo Maranfon
N/A
Rui Ferreira, Alexandre Ribeiro, Paulo Maranfon
Erico Paiva
N/A
Cabeça Filmes
N/A
Euselio Gadelha Oliveira e Gabriela Alencar Oliveira
Eusélio Oliveira (Xuxu) é diretor de fotografia com mais de 30 anos de experiência no mercado audiovisual, assinando trabalhos para cinema, televisão e campanhas publicitárias. Também atua no marketing político, tendo participado de mais de quinze campanhas eleitorais, dirigindo os programas de televisão dos candidatos majoritários.
Sua trajetória inclui trabalhos em todo o Norte e Nordeste, atendendo a clientes dos setores público e privado, como governos e prefeituras, e empresas de diversos ramos como Alvoar/Betânia Laticínios, Embaré, Fribal, Aço Cearense, Diagonal, Unifor, Dalcar, Alyne, Porto do Pecém, Cred Shop, entre outros. É também atuante no cinema e em projetos para streaming, e tem, entre seus prêmios, a melhor direção de fotografia no Screen Power Festival, de Londres, pelo filme "Não me olhe com o canto dos olhos ̃. Em 2022 abriu sua própria produtora audiovisual, a Cabeça Filmes, com sede em Fortaleza, e em 2024 a locadora de equipamentos Cine Maria, que atende aos realizadores do Nordeste com qualidade técnica das maiores produções nacionais.