A 48º edição do Festival Guarnicê de Cinema, promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), presta nesta quinta-feira (31) uma homenagem póstuma ao cineasta Cacá Diegues, um dos principais nomes da história do cinema brasileiro. A homenagem acontece às 19h no Cinépolis do São Luís Shopping, com presença de seu neto, o jovem cineasta carioca José Bial.
O Festival Guarnicê reconhece a importância da obra de Cacá Diegues, que por mais de cinco décadas traduziu nas telas a identidade social, política e cultural do Brasil. Fundador do movimento Cinema Novo, Cacá dirigiu 17 longas e teve sete deles escolhidos como representantes do país na disputa por uma indicação ao Oscar, maior número já alcançado por um cineasta brasileiro.
Nascido em Maceió, Cacá Diegues começou sua trajetória política e cinematográfica ainda na juventude, ao fundar um cineclube e dirigir seu primeiro curta na PUC-Rio. Obras como Ganga Zumba (1964), Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1979) e Quilombo (1984) consolidaram seu papel como um dos pilares do audiovisual brasileiro, sempre com forte presença da música nacional e um olhar atento às contradições do país. Seu último filme, O Grande Circo Místico (2018), foi exibido no Festival de Cannes e indicado pelo Brasil ao Oscar.
A homenagem contará com a presença de José Bial, neto de Cacá, que aos 23 anos já tem se destacado como diretor, roteirista e montador. Seus filmes passaram por festivais como Cannes, Festival do Rio e Festival da Fronteira. José é diretor do documentário Oma, disponível na Globoplay, e do recém-lançado Pequenos Traficantes Brancos, que segue em circuito nacional. Seu primeiro longa, 8 Baixos, uma homenagem ao forró alagoano, tem estreia prevista para 2026.
Além do tributo a Cacá Diegues, o festival também celebra os 50 anos do filme Os Pregoeiros de São Luís (1975), de Murilo Santos, documentário que registra o cotidiano dos vendedores ambulantes do centro histórico da capital maranhense. O filme será exibido durante a cerimônia desta noite, como parte da programação comemorativa do Guarnicê.
Destaque para homenagens e exibição especial na abertura do Festival Guarnicê de Cinema
A 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema foi aberta ontem, quarta-feira (30), em uma cerimônia que homenageou o ator Silvero Pereira e a cineasta maranhense Tássia Dhur. A abertura do evento também exibiu o filme Uma Mulher Sem Filtro, do diretor Arthur Fontes, e contou com a participação do ator Samuel de Assis.
O festival seguirá até 6 de agosto.
Programação completa do dia 31 de Julho
Além das homenagens a Cacá Diegues e ao 50º aniversário do filme Os Pregoeiros de São Luís, o Festival Guarnicê de Cinema promove nesta quinta-feira (31) uma roda de conversa com o ator Silvero Pereira e a atriz Tássia Dhur.
A programação no Cinépolis do São Luís Shopping está dividida em dois blocos, com retirada de ingressos gratuita na bilheteria.
Bloco da tarde (início às 15h):
Retirada de ingressos a partir das 14h30
Bloco da noite (início às 19h):
Retirada de ingressos a partir das 18h30
Há, também, a Mostra Jovem, programação realizada no Cine Sesc Deodoro nesta quinta-feira (31)
Horário: 14h
Filmes: Solanas Explicado à Crianças e A Última Banda de Rock
Filmes online e votação popular:
Acesse os filmes das mostras competitivas e vote no seu favorito através do site guarnice.ufma.br ou do aplicativo Cine Guarnicê.
Os filmes estarão disponíveis das 17h30 de hoje (31) até 18h00 de amanhã (01).
A votação popular fica aberta até as 12h00 de amanhã (01).
Para acessar a programação completa do Festival Guarnicê de Cinema, acesse o site guarnice.ufma.br.
Realizado pela Universidade Federal do Maranhão e Ministério da Cultura via Lei Paulo Gustavo, o Festival Guarnicê de Cinema conta com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, e Itaú.
Além disso, conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa/Eduplay, do Sesc, da Fundação Sousândrade, do Canal Brasil, da Cardume, do Itaú Cultural Play. O Festival também tem apoio do São Luís Shopping, do Louvre Magazine, da Vallent Produções, da TV UFMA, da Rádio Universidade da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Tudo Pronto Produções.